quinta-feira, 26 de março de 2009

Vamos ver os detalhes:
1. uma enzima chamada DNA-girase faz um corte na dupla hélice e cada lado se separa
2. uma enzima chamada helicase desenrola o DNA em duplo filamento
3. algumas proteínas pequenas chamadas de proteínas SSB (single strand binding - ligação em um filamento) acoplam-se temporariamente a cada lado e mantêm-se separadas
4. uma enzima complexa chamada DNA-polimerase "anda" pelos filamentos do DNA e acrescenta novos nucleotídeos a cada filamento. Os nucleotídeos fazem par com os nucleotídeos complementares no filamento existente (A com T, G com C)
5. uma subunidade do DNA-polimerase revisa o novo DNA
6. uma enzima chamada DNA-ligase fecha os fragmentos em um longo filamento contínuo
7. as novas cópias automaticamente se enrolam novamente
Tipos diferentes de células replicam seu DNA em diferentes taxas. Algumas células se dividem constantemente, como as dos cabelos e das unhas e as células da medula óssea. Outras células passam por vários ciclos de divisão celular e param (incluindo as células especializadas, como as do cérebro, músculo e coraçãoi). Finalmente, algumas células param de se dividir, mas podem ser induzidas à divisão para reparar lesões (como as células da pele e as do fígado). Nas células que não se dividem constantemente, os avisos para a replicação do DNA/divisão celular vêm em forma de substâncias químicas. Essas substâncias podem originar-se de outras partes do corpo (hormônios) ou do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário