quarta-feira, 25 de março de 2009

Função do DNA

Uma vez que estamos falando em ácidos nucléicos, portanto, ácidos encontrados nos núcleos das células, convém saber que o núcleo representa justamente a central de informações de uma célula. É como se fosse uma torre de controle, de onde são distribuídas as informações para que cada célula execute sua tarefa.

As moléculas de DNA fazem duas coisas importantes. Em primeiro lugar, elas se replicam, o que significa que elas fazem cópias de si mesmas. Isso é facilmente compreendido se imaginarmos um homem adulto, com um milhão de bilhões de células, que começou, em sua versão original, com uma única célula. Esta única célula se dividiu em dois e, por meio de sucessivas divisões, chegou a 4, a 8, a 16, a 32 e assim por diante, até chegar ao homem adulto. Pode-se dizer que a função de replicar do DNA é como se fosse a função de uma fábrica modelo, com qualidade cem por cento, onde os planos do DNA são copiados com fidelidade, praticamente sem erros.

De acordo com esses planos do DNA, para que um corpo seja ‘construído’, não basta que ele se duplique. É preciso que alguma coisa mais aconteça. Assim, o DNA faz uma supervisão indireta da fabricação de um tipo diferente de molécula, que é a proteína.

Fazer proteínas talvez pareça estar muito longe da fabricação de um corpo, mas, diz ele, esta é a primeira pequena etapa nesta direção, uma vez que as proteínas constituem grande parte da estrutura de um corpo e, além disso, controlam os processos químicos dentro da célula, ligando-os e desligando-os no momento e no lugar certo. E essa movimentação toda dentro das células é que leva uma primeira célula a vir a formar um bebê e, mais tarde, um corpo adulto.

O ácido desoxirribonucléico (DNA) é o material genético - o equivalente ao fator hereditário de Mendel e aos gene cromossômicos de Morgan. A herança genética tem sua base molecular nos processos precisos de replicação e transmissão do DNA da célula mãe para as células filhas.

6 comentários:

  1. oi eu sou estudante do segundo colegial estol estudando dna e rna e nao consigo achar muitas coisa sobre o assunto!!gostei muito deste texto e muito bem esplicado!!obrigado!!e pretendo fazer faculdade de madicina!!ou odontologia!!chal!!

    ResponderExcluir
  2. FAÇA MADICINA! COM A SUA GRAMÁTICA, VOCÊ PASSARÁ LÁ NA FIFAFO E OLHE LÁ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TALVEZ SE VOCÊ SE IMPORTASSE MAIS COM SUA VIDA E MENOS COM AS DOS OUTROS QUEM PASSARIA ERA VOCÊ.
      SEJA MENOS ARROGANTE, E PROCURE MEIO DE MELHORAR NA FORMA COMO TRATA AS PESSOAS.
      UM GRANDE BEIJO! :*

      Excluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. segundo comentário um besta msm...

    ResponderExcluir
  5. Brasileiros com seus costumes , fala mal dos outros e não vê seu próprio rabo , muitos para dar opiniões insignificantes e poucos para dar opinião útil

    ResponderExcluir